domingo, 17 de maio de 2009

Textos criados a partir de imagens...

A turma do 4º ano produziu textos a partir de uma sequência de imagens, foi muito divertido e produtivo...vejam só!



AMARELINHA, A LUVA


Em um dia lindo de sol, na primavera, havia uma luva que se chamava Amarelinha. Ela estava passeando pelo campo e achou sua amiga Gabi, a joaninha. Amarelinha estava caminhando para procurar novos amigos.
Em uma certa hora, achou uma galinha e decidiu brincar com ela. Quando foi brincar, a luva era tão amarela que a galinha pensou que Amarelinha era um pintinho gigante. Ela pensou que um de seus pintinhos tinha defeitos e mandou Amarelinho ir embora.
De cabeça baixa, Amarelinha, nem viu que tinha um porco a sua frente, mas quando levantou a cabeça, os dois levaram um susto e o porco deu um mergulho na lama, sujando tudo que estava a sua frente. Amarelinha ficou toda suja e saiu correndo para não levar mais um banho de lama. O problema era que todo mundo a estranhava.
Depois veio um cachorro para detoná-lo, mas quando Rex, o cachorro, viu a joaninha Gabi ficou tão assustado que mudou de ideia, colocando Amarelinha na sua frente como escudo. De repente, se ouviu um garoto gritando: - Ai, Ai!!!. Era o Lucas que estava mexendo no jardim e entrou um espinho em sua mão. Quando Lucas viu Amarelinha pegou, lavou e o usou para pegar as rosas...
E Amarelinha ficou bem feliz por ser prestativa.
Autor: Matheus Sampaio Lopes

A LUVINHA AMARELINHA


Era uma vez uma fazenda no alto do morro, lá tinha uma luvinha bem alegre, o nome da luvinha era Amarelinha, o local era bem grande, o dia estava nublado e a chuva estava passando na fazenda.
Lá tinha várias flores bonitas, havia uma joaninha que se chamava Joanino, também havia algumas galinhas que não ligaram para a luvinha quando passou pela lata e tropeçou e caiu, as galinhas não ajudaram a luvinha Amarelinha.
Caminhando, a luvinha bateu no porco Linguicinha e pisou na lama. Encontrou um cachorro bravo, mas ele só estava com fome, e não quis comer a luvinha, pois sabia que não era uma gema de ovo. O nome do cachorro era Bolinha Marrom.
O Joanino viu a Amarelinha de novo, e em seguida o cachorro colocou a luvinha na pata, então o dono da luvinha apareceu, o nome dele era Davi. Ele pegou o Amarelinha e ficou muito feliz por ter encontrado sua amiguinha, os dois ficaram felizes.

Autor: Juliano Andrade da Silva

UMA LUVA


Num dia ensolarado em uma fazenda encantada estava uma luva chamada Lua à procura de seu dono.
Ela foi ao galinheiro e perguntou à galinha Lili:
- Eu sirvo em você? Você é a minha dona?
A Lili respondeu:
- Acho que não, minha amiga!
A Lua saiu preocupada e triste.
Ela estava chorando quando teve a ideia de procurar o porco Marquinhos.
Mas ficou com vergonha e não teve a coragem de perguntar se ele seria o seu dono.
A Lua pensou: - Vou procurar o Badé.
Ele era o cachorro brincalhão que ao colocar a luva Lua não gostou.
Então, quando a luva Lua viu uma casa ela entrou. A Lua encontrou a sua dona chamada Celine que estava desesperada para lhe encontrar. As duas viveram felizes para sempre sem mais se desgrudar!

Autor: Gabriel Vinícius Soares de Borba

ESTOU PERDIDO

Um dia, num sítio cheio de plantas e animais, uma menina foi brincar com a luva de sua mãe e acabou esquecendo a luva no quintal. Ela se sentiu sozinha e foi dar uma volta e acabou se perdendo e como estava muito cansada e viu um monte de galinhas pediu para ficar com elas mas, nenhuma delas deixou, nem os pintinhos.
Continuou andando e encontrou um porco e quase que ele senta em cima da luvinha. E o porco disse:
- Qual é o seu nome e o que está procurando?
A luva correndo disse:
- Amarelinha. Estou procurando minha casa.
E naquele segundo, a Amarelinha ouviu um latido, e viu um cachorro e disse:
- Calma amiguinho, eu só estou perdida!
E correu e pleft, caiu na lama. O cachorro pegou Amarelinha e entregou para o seu dono. O menino lavou e calçou a luva e foi mostrar para sua mãe, e a luva se sentiu melhor.

Autora: Giulia Mariah Costa Lopes


A DONA DE LULU

Num lindo dia de sol na primavera, a luva Lulu estava perto de uma fazenda, procurando um dono para calçar ela. No caminho encontrou uma galinha e então pensou:
- Eu acho que ela pode me utilizar!
Então ela foi perguntar para a galinha, que se chamava Angelina. E a galinha respondeu:
- Me desculpe, mas não.
Então ela foi embora.
No caminho Lulu encontrou o porco José, mas a pata de José era muito afiada. Novamente ela foi embora, e cada vez Lulu ficava mais triste.
Quando Lulu estava indo para a casa, um cachorro, o Magoo, apareceu bem na frente dela e começou a latir. O dono de Magôo, o Gustavo, foi ver o que tinha acontecido e Lulu bem na hora desmaiou. Gustavo logo pegou Lulu e a calçou. Então Lulu foi acordando e quando abriu os olhos ficou surpresa e muito feliz.
Assim foi a história de Lulu.

Autora: Carla Kamila Alves Rodrigues

A LUVA


Era uma vez uma luva o nome dela era Rex. Ela era bonita e o dia estava mais ainda.
Rex estava na praia e fez uma cadeira de areia e quando sentou bum, uma onda bateu nela e ela se espatifou.
A luva Rex só queria ser usada e a cachorra Vick ia amassar a luva e ela correu, correu e correu e bum, bateu numa cadeira. Ela tentou achar um dono depressa e como correu muito, acabou saindo da praia e chegou num sítio e quase foi atropelada por um porco. A Vick achou a luva e, a boca dela espumou de tanta raiva. O dono pegou Rex para dar banho.
Depois do banho, o seu dono colocou a luva Rex dentro de casa e ela dormiu um grande sono. Quando acordou, viu que era natal e estava numa caixa e o menino abriu e calçou a luva e viveram felizes para sempre.

Autor: Benjamim Freitas Barth

A LUVINHA

Era um dia lindo de sol e estava muito quente.
A luvinha estava indo para sua casa, mas encontrou muitos obstáculos: ela passou pela galinha Lilica, e como a luvinha era amarela, a Lilica pensou que ela era um milho e começou a picar a luvinha e ela saiu correndo até chegar no milharal e a Lilica não achou a luvinha.
No milharal ela deu de cara com o porco Chico e ele pensou que ela era um milho e saiu correndo pela lama e o Chico ia atrás e a luvinha se escondeu atrás de uma planta e quando se olhou, ela estava cheia de lama.
Continuou andando e na frente estava o Plutos, ele era um pitbul muito bravo. Ele queria a luvinha como um brinquedo de mastigar e quando ele foi pegá-la a luvinha entrou na mão dele e ele não quis mais ela, então ela fugiu e finalmente chegou em sua casa e Deive viu ela e falou:
- Ah, você está aí? Te procurei por toda a parte! Venha aqui, vou te limpar. E a luvinha se sentiu muito melhor.

Autor: Matheus Emanuel Guimarães


A LUVA ATRAPALHADA


Tinha uma luva que se chamava Bibi. O dia estava lindo, mas a Bibi estava triste porque ninguém gostava dela.
Ela andou, andou e encontrou uma galinha que falou assim:
- Sai daqui! Você não é o meu filhote.
E mais uma vez ela se sentiu muito triste. Mas continuou andando e encontrou um porco. Ele olhou bem assustado para a luva, mas já ficaram amigos e brincaram a tarde inteira.
Depois a luva Bibi voltou para a estrada, o cachorro encontrou ela e queria comer, mas viu que ela era de borracha e já ficou mansinho.
Márcio, que era o dono do cachorro, viu a luva e levou para casa. Deu um banho nela e ficou brilhando.

Autora: Isabella Freire Agostinho

Nosso Blog!

Este espaço é destinado aos textos produzidos pelos alunos do 4º ano do Colégio Cristão de Florianópolis oriundos das aulas de Português no Laboratório de Informática. Uma parceria entre as professoras Josiane Mara de Limas Maia e Sheila Kimura.

Participe, comente, dê sugestões!